Caspary! do Partido Popular Europeu de centro-direita! está ajudando a liderar! a posição do Parlamento Europeu sobre os próximos arquivos! de defesa comercial. Christophe Hansen! também do PPE! será o relator do! arquivo de subsídios estrangeiros! enquanto! Caspary é o relator do instrumento de aquisição! internacional. (IPI é o arquivo de! “reciprocidade”. A Europa quer fechar seu mercado para! licitações de infraestrutura de empresa!s de países que estão!
efetivamente fechados para empresas da UE.) Esta semana! Caspary está trabalhando em um rascunho de proposta para enviar uma “mensagem clara” a países como a China. “Quero usar este instrumento para que digamos claramente ao!s chineses: ‘nosso mercado está aberto! mas agora! por favor! abram! o seu'”! disse Caspary ao Morning Trade. “E se vocês não abrirem seus mercados! teremos que excluir seus licitantes também — então essa tem que ser a mensagem clara.” O acordo de investimento UE-China! que foi concluído em dezembro de 2020 e está atualmente congelado ! não cobre as compras públicas.
Reforçando o apoio a Taiwan: parlamentares
europeus votaram na quarta-feira a favor de um acordo de investimento UE-Taiwan! colocando os legisladores no caminho para um novo confronto com a China! de acordo com um texto visto pelo POLITICO. Os legisladores pediram ao Banco de dados de números de telegrama principal diplomata da UE! Josep Borrell! para “iniciar urgentemente uma avaliação de impacto! consulta pública e exercício de escopo sobre um Acordo Bilateral de Investimento (BIA) com as autoridades taiwanesas em preparação para negociações para aprofundar os laços econômicos bilaterais”! diz o texto do rascunho do compromisso. Espera-se que todo o Parlamento vote a recomendação em outubro! disse um funcionário do Parlamento à nossa equipe de comércio. Isso será bem recebido em Pequim.
EM OUTRAS NOTÍCIAS
O ENVIADO CLIMÁTICO DOS EUA! John Kerry! está na China agora. POLITICO China Direct: Exclusivo UE-Indo Pacífico — Revolução moral de Pequim — Enigma climático Além de seu colega chinês Xie Zhenhua! o Ministro das Relações Exteriores Wang Yi também fez uma videochamada com ele. Seu foco está menos na COP26 (na verdade! ele não mencionou isso na leitura Diretório BGB oficial) do que na rivalidade EUA-China.
Cooperação climática? Parem com a rivalidade: Enquanto Wang chamou de “crítico” que eles trabalhassem juntos no clima! ele levantou a possibilidade de não cooperar de forma alguma caso Washington continue a tratar Pequim com pressão e ameaça.
Metáfora para a ecodiplomacia: “O lado dos EUA descreveu a cooperação em mudanças climáticas como um oásis do relacionamento China-EUA. No entanto! se o oásis for todo cercado por desertos! mais cedo ou mais tarde ele será desertificado”! disse Wang a Kerry. História completa na CGTN .